Manometria anorretal

 

O exame de manometria anorretal consiste em avaliar e quantificar as pressões dos esfíncteres anais (músculos responsáveis pela continência).

 

Esse diagnóstico é de extrema importância para pacientes com incontinência fecal (perda involuntária de gases e fezes), dor anal, fissura anal, fístula anal/perianal, constipação, suspeitas de megacólon idiopático ou chagásico, e de grande importância para elucidação diagnóstica e planejamento cirúrgico, garantindo um procedimento com maior segurança e exatidão, pois previne a incontinência anal e indica qual a melhor conduta a ser tomada para a escolha do procedimento cirúrgico.

 

O exame é realizado a partir de uma sonda que é introduzida via retal com a aplicação de um anestésico local, essa sonda é conectada a um equipamento que tem a função de perfundir água destilada pelos canais da sonda e através dessa perfusão é que temos os gráficos gerados das pressões exercidas pelos esfíncteres anais.

 

A duração é de aproximadamente 20 minutos contando desde a introdução da sonda no paciente à realização do exame. O procedimento é indolor, rápido e não requer sedativo.

 

No dia do exame:

» Tentar evacuar espontaneamente antes de vir a Clínica.

» Não aplicar nenhum laxativo no dia do exame.
» Não há necessidade de jejum.

» Evite realizar durante o período menstrual.